Congresso Regional de Grupos de Pesquisa em Geografia

     Os grupos de pesquisas se caracterizam como um dos principais instrumentos na difusão do conhecimento científico. Contudo, na maioria das vezes, estas atividades ficam restritas às Cátedras de origem ou a eventos mais abrangentes que enfatizam o trabalho individual sem possibilitar o devido espaço para a troca de experiência entre os grupos, especialmente no que se refere aos desafios enfrentados.

      Foi com essa preocupação que pesquisadores do Grupo de Pesquisas Integradas em Desenvolvimento Socioterritorial (GIDs) e o Grupo de Pesquisas em Geografia para Promoção da Saúde (PRÓ-SAÚDE GEO) realizaram o primeiro encontro em 2010. Em 2012 ocorreu o segundo encontro o qual contou com a participação de um número maior de Grupos de Pesquisas. Para este segundo evento houve mudança de escala e de estrutura ao propor a formação de um espaço mais amplo para a promoção do debate com grupos de pesquisas do próprio curso e, principalmente, de outros Cursos de Geografia na Paraíba, tendo como referência em sua estrutura a experiência bem sucedida do 3o Seminário Regional Norte e Nordeste de Pós-graduação em Geografia (SERNNE) realizado na UFPB em junho de 2012.

      O resultado dos debates realizados durante o evento em 2012 motivou o GIDS e o PRÓ-SAÚDE GEO à realização de encontros pontuais voltados para troca de experiências. Os encontros, no entanto, apesar de se constituírem como importantes atividades para o debate científico não conseguiu o devido amadurecimento.

       Foi pensando nisso que o GIDS e o PRÓ-SAÚDE GEO iniciaram a promoção de um evento mais amplo no qual, além da troca de experiências entre os líderes, possibilitasse a realização de oficinas e grupos de trabalhos voltados para analisar os principais desafios vividos pelos grupos de pesquisas na área de Geografia.

 

        Surge então a proposta de promover o I Congresso Regional de Grupos de Pesquisas em Geografia (I CREPESG), coordenado pelo prof. Dr. Xisto Serafim de Santana de Souza Júnior (GIDS - coordenador geral), profa. Dra. Martha Priscila Bezerra Pereira (PRÓ-SAÚDE GEO), profa. Dra. Débora Coelho Moura (GIDS) e profa. Ma. Ana Carla dos Santos Marques (PRÓ-SAUDE GEO) tendo como tema principal "Trocando experiências para superar desafios", realizado entre 19 e 22 de junho de 2017. 

 

      O segundo congresso está previsto para ocorrer na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Guarabira - PB, em 2019, sob a coordenação da profa. dra. Luciene Vieira de Arruda (TERRA/UEPB) e prof. Dr. Xisto Serafim de Santana de Souza Júnior (GIDS/ UFCG).

 

       

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Google+ Clean