O Grupo de Pesquisa em Geografia para Promoção da Saúde - PRÓ-SAÚDE GEO tem como objetivo realizar pesquisas relacionando os conceitos e metodologias próprias da Geografia ou apropriadas por esta ciência para entender questões relacionadas à Saúde.

 

O PRÓ-SAÚDE GEO teve seu início em abril de 2010 na sala 101 do Bloco BH do Centro de Humanidades da UFCG. Passando a se reunir na sala 05 do Bloco BH desde janeiro de 2012 em conjunto com o Grupo de Pesquisas Integradas em Desenvolvimento Sócio-Territorial - GIDS-UFCG. Desde então vem realizando vários tipos de atividades: discussão de textos; eventos; pesquisa; extensão; visitas e; minicursos.

 

Os textos discutidos são clássicos traduzidos ou no original, assim como textos recentes de pesquisadores considerados pioneiros e/ou de relevância científica. Além destes, entendidos como principais, há os específicos de cada pesquisa realizada.

 

Devido os pesquisadores serem, em maioria, de locais diferentes do Brasil, nossa liga no momento tem sido através dos eventos. A ideia da Mostra Regional de Geografia da Saúde surgiu com a meta de reunir esses pesquisadores, seja enquanto comissão científica, na participação das mesas redondas, etc., fazendo com que haja esse encontro periódico. Outro evento que já está sendo gestado desde 2011, é o concurso fotográfico, que visa melhorar nosso banco de imagens sobre paisagens relacionadas à questões da saúde.

 

Com relação às pesquisas, devido à distância física entre a maioria dos pesquisadores, tem sido realizadas ainda de forma independentes, apesar de haver algumas ideias de um projeto guarda-chuva e da tentativa de contatos para que haja a consolidação de uma rede de trabalho entre pesquisadores, alunos e técnicos.

 

No que diz respeito à extensão, há os projetos vinculados ao PROBEX, que geralmente tem sido realizados pelos professores em diversas áreas do conhecimento.

 

Dentre as visitas, as principais foram à sede do Centro de Zoonoses em Campina Grande e à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Boqueirão, que abastece Campina Grande e cidades circunvizinhas como Mogeiro e Ingá.

 

Os minicursos realizados tem relação com resultados de pesquisas ou com a preparação para consolidação de projetos de extensão.

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Google+ Clean