Apresentação:

     A ideia da Mostra Regional de Geografia da Saúde surgiu no âmbito da disciplina "Geografia da Saúde", componente curricular optativa no Projeto Político  do curso de Licenciatura em Geografia no Campus I da UFCG, em Campina Grande - PB.

     Como parte das atividades da disciplina citada entendeu-se ser interessante ouvir profissionais que lidem direta ou indiretamente com o tema saúde e ambiente buscando sensibilizar o aluno com problemáticas de interesse social.

     Essa atividade também busca reunir os pesquisadores do Pró-Saúde Geo, seja enquanto comissão científica, na participação de mesas redondas, etc, promovendo um encontro periódico.

     Diante disso, a Mostra Regional de Geografia da Saúde também vem corroborar com os princípios do Projeto Político do Curso de Geografia da Unidade Acadêmica de Geografia (UAG)/ Centro de Humanidades (CH)/ Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na medida em que une Pesquisa (trabalho de pesquisa elaborado pelo aluno ao longo do semestre), ensino (aulas expositivas e debates) e extensão (por buscar mostrar esse trabalho à sociedade).  

Objetivo Geral:

Oportunizar a troca de conhecimento e o debate entre profissionais (pesquisadores e técnicos), estudantes e sociedade relacionado à Geografia da Saúde e áreas afins.

Público-alvo:

Os transeuntes da própria universidade, o qual predominam alunos, funcionários e professores, além de pessoas que estão envolvidas direta ou indiretamente com a universidade.

Metodologia:

     Para viabilizar este evento realiza-se uma atividade principal, a exposição dos trabalhos dos alunos de Geografia da Saúde e atividades secundárias como: minicursos, palestra com algum profissional externo, mesas redondas e exposição fotográfica.

     A atividade de exposição dos trabalhos é realizada em local de trânsito das pessoas dentro da universidade acompanhado de um banner, um folder explicativo do trabalho para ser entregue (forma de inscrição do trabalho) e um recurso didático. Esses recursos podem se apresentar em várias modallidades, dentre elas:

     a) exposição fotográfica virtual;

     b) vídeo de no máximo 10 min.;

     c) Demonstração de atividade promotora da saúde com entrega de cartilha;

     d) Cartilha;

     e) CD com Banco de dados;

     f) Maquete;

     g) Relato de experiência.

 

Justificativa e contribuições:

     Esta atividade se justifica pela necessidade de fazer com que o aluno universitário consiga entender o conhecimento relacionado à Geografia da Saúde como transdisciplinar e passível de ser compartilhado com a sociedade.

      As possíveis contribuições para a sociedade seriam a exposição de problemas cotidianos a partir de um olhar geográfico. Inclusive várias das problemáticas a serem apresentadas tem relação direta com o cotidiano da população.

I Mostra Regional de Geografia da Saúde:

     A primeira versão deste evento ocorreu no período de 15 a 19 de abril de 2013 com o tema "Da Geografia da Saúde à Geografia da Saúde do trabalhador: experiências de trabalho e de vida". Foram apresentados 10 trabalhos e participaram 22 pessoas.

II Mostra Regional de Geografia da Saúde:

    Ocorreu entre os dias 02 e 06 de março de 2015 com o tema "Promoção da Saúde a partir de ações multiescalares". Foram apresentados 14 trabalhos contando com a participação de 43 pessoas.

III Mostra Regional de Geografia da Saúde:

    Ocorreu  entre 13 e 17 de março de 2017 com o tema "Como promover a saúde em tempos de crise".

IV Mostra Regional de Geografia da Saúde:

    Aconteceu no período de 03 e 05 de dezembro de 2018 com o tema "Políticas públicas e qualidade de vida: diagnósticos e perspectivas". Visualize os anais aqui

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Google+ Clean