Simpósio Nacional de Geografia da Saúde

     O final do século XX e início do século XXI tiveram como uma de suas marcas acontecimentos que despertaram a necessidade de pesquisadores da Geografia voltarem seu foco à Geografia da Saúde.São problemáticas que tem sua resposta em conceitos e teorias relacionadas à  Geografia, ambiente e saúde.

     Para agregar as discussões pelo país estão ocorrendo Simpósios Nacionais  de Geografia da Saúde, em associação com eventos internacionais.

 

      Em sua primeira versão, ocorreu em Presidente Prudente - SP, entre 03 e 05 de dezembro de 2003, sob a coordenação geral dos professores doutores Raul Borges Guimarães (UNESP -PP_ e Luisa Iñiguez Rojas (Universidade de Habana) com o tema "Geografia da Saúde - tendências e perspectivas".

 

        Dando continuidade, sob a coordenação geral do prof. Dr. Christovam Barcellos (Fiocruz - RJ), ocorreu no Rio de Janeiro - RJ o II Simpósio Nacional de Geografia da Saúde entre 16 a 18 de novembro de 2005 sob o tema "A Geografia e o contexto dos problemas de saúde".

 

        O III Simpósio Nacional de Geografia da Saúde foi coordenado pelo prof. Dr. Francisco de Assis Mendonça (UFPR) com o tema: "Geografia, Medicina e Saúde: do diálogo de saberes aos desafios da espacialização do processo saúde-doença". Ocorreu entre 08 e 11 de outubro de 2007 em Curitiba - PR.

 

        Entre 30 de novembro e 03 de dezembro de 2009 ocorreu a quarta versão deste evento em Uberlândia - MG, sob a coordenação do prof. Dr. Samuel do Carmo Lima (UFU).

 

         Em Recife - PE, coordenado pelo prof. Dr. Jan Bitoun (UFPE), ocorreu o V Simpósio no período entre 04 a 07 de dezembro de 2011 com o tema "Espaço, ambiente e território nas práticas de saúde".

 

         Com o tema "Geografia da Saúde: desigualdades socioambientais e promoção da qualidade de vida" ocorreu o VI Simpósio Nacional de Geografia da Saúde em São Luís - MA no período de 21 a 24 de outubro de 2013. Este evento esteve sob a coordenação da profa. Dra. Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues (UFMA).

 

          No período entre 21 e 25 de setembro de 2015, em Brasília - DF, ocorreu o VII Simpósio sob a coordenação dos professores doutores Helen Gurgel (UNB), Christovam Barcellos (FIOCRUZ - RJ) e Anne Elizabeth Laques (IRD). O tema escolhido foi "Saúde e fronteiras: interações espaciais e de saberes".

        

            O VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde ocorreu em Dourados - MS sob a coordenação do prof. Dr.  Adeir Archanjo da Mota (UFGD), profa. Dra. Cláudia Marques Roma (UFGD) e prof. Dr. Raul Borges Guimarães (UNESP) entre 27 de junho à 01 de julho de 2017 com o tema: "Saúde na Fronteira e Fronteira(s) na Saúde".

           

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Google+ Clean