Tópico: Plantas
Neste tópico pode-se obter informações sobre aplicativos, chat de Inteligência Artificial, legislação, portais, redes sociais e sites relacionadas à plantas que possam ser úteis em pesquisas que de alguma maneira envolvam plantas medicinais.
2. Outros links;
Aplicativos/ Chat de IA/ Portais/ Redes sociais/ Sites para pesquisar sobre plantas:
Chat Generative Pre-Trained Transformer
Detweb
Frutos atrativos do cerrado (chave interativa)
International Plant Names Index
International Union for Conservation of Nature's red list
Plants of the World online
Portal de chaves interativas da Biodiversidade
Outros links:
Aporte botânico
Fabaceae - Leguminosae no Brasil - organizado pelo professor Rubens Teixeira de Queiroz (UFPB)
Grupo de Filogenia de angiospermas
Guias de campos
plantasdacaatinga
plantasdamataatlantica
plantasmedicinais.caatinga.jbs
plantas_sp_makoto
rickdasplantas
Royal Botanic Garden Kew
Legislação (fitoterapia)
2024 - Decreto 12.026 de 21 de maio de 2024. (Institui o Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos).
2022 - Cartilha da ANVISA sobre plantas medicinais e fitoterápicos.
2021 - Educação popular e plantas medicinais na atenção básica à saúde. (É um material educativo que tem por objetivo construir de forma compartilhada o conhecimento e caminhos mais integrais de cuidado de si e do mundo através do reconhecimento dos saberes populares, experiências de cultivo e uso de plantas medicinais para integrar ao serviço de saúde e estar idsponível à população).
2021 - Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n. 463 de 27 de janeiro de 2021. (Dispõe sobre a aprovação do Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, 2a edição).
2020 - Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - (RENAME) (inclui fitoterápicos). (Refere-se a portaria n. 3.047, de 28 de novembro de 2019 que estabelece a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - Rename 2020 no âmbito do SUS por meio da atualização do elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - Rename 2018).
2018 - Resolução da Diretoria Colegiada - (RDC) n. 235 de 20 de junho de 2018. (Dispõe sobre alterações e inclusões de qualidade no registro e pós-registro de medicamentos dinamizados, fitoterápicos, específicos e produtos biológicos).
2017 - Portaria n. 1897, de 26 de julho de 2017 - Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - (RENAME) [Estabelece a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - Rename 2017 no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da atualização do elenco de mediamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME 2014 - inclui fitoterápicos].
2017 - Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS - (RENISUS)
2016 - Resolução da Diretoria Colegiada - RDC n. 84, de 17 de junho de 2016 - Memento fitoterápico: farmacopéia Brasileira (Aprova o Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira e dá outras providências).
2014 - Resolução da Diretoria Colegiada - RDC n. 38, de 18 de junho de 2014. (Dispõe sobre a realização de petições pós-registro de medicamentos fitoterápicos e dá outras providências).
2014 - Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n. 26 de 13 de maio de 2014 (Dispõe sobre o registro de medicamentos fitoterápicos e o registro e a notificação de produtos tradicionais fitoterápicos).
2013 - Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n. 18de 03 de abril de 2013 [Dispõe sobre as boas práticas de processamento e armazenamento de plantas medicinais, preparação e dispensação de produtos magistrais e oficinas de plantas medicinais e fitoterápicos em farmácias vivas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).]
2012 - Práticas Integrativas e fitoterapia na atenção básica - (Cadernos de atenção básica n. 31)
2011 - Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n. 60, de 10 de novembro de 2011 (Aprova o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopéia Brasileira, primeira edição e dá outras providências).
2010 - Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n. 10, de 09 de março de 2010 [Dispõe sobre a notificação de drogas vegetais junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e dá outras providências].
2009 - APL (Arranjos Produtivos Locais) de fitoterápicos e fitocosméticos (É um plano de desenvolvimento para avaliar a viabilidade da cadeia produtiva de fitoterápicos e fitocosméticos com atores locais, visando fornecer conteúdos para que o governo possa promover um desenvolvimento sustentável. Foram selecionados inicialmente quatro municípios do estado do Amazonas: Barreirinha, Manaquiri, Manaus e Presidente Figueiredo).
2009 - Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS - (RENISUS) - (Apresenta a relação de 71 espécies vegetais que passam a ser de interesse do SUS)
2007 - Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n. 67 de 08 de outubro de 2007 - (dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação e preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias).
2006 - Boas Práticas agrícolas (BPA) de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. (Material instrucional - cartilha - voltado para capacitação de multiplicadores e de produtores rurais, como estratégia capaz de fomentar e de expandir a produção das plantas medicinais no país).
2006 - Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos - (PNPMF) (Busca garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional).
2006 - Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - (PNPIC). [Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS)].