Período:

Modalidade:

Título:

Coordenador:

Martha Priscila Bezerra Pereira

Desafios e potencialidades do trabalho de campo nos cursos de Geografia das Instituições de Ensino Superior na Paraíba

PIVIC

2012/ 2013

Aluno voluntário:

Polyanna Priscilla da Silva Xavier

Objetivo:

Entender  os desafios e potencialidades do trabalho de campo em cursos de graduação em Geografia no Estado da Paraíba

Principais resultados:

A técnica do trabalho de campo (TC) nas Universidades da Paraíba tem passado por dificuldades. Por parte das instituições, a burocracia, aliada à ausência de condições logísticas necessárias para realizar o TC tem impedido cada vez mais  os professores de realizar o TC. No que diz respeito aos professores, a falta de planejamento no que diz respeito ao uso de um método científico para sustentar a técnica é outro fator que deve ser revisto. Enfatiza-se, portanto, que o TC é uma técnica que deve se perpetuar na Geografia, pois as áreas da mesma só podem ser entendidas quando ultrapassados os conceitos e parte-se para a experiência. Essa relação não pode ser perdida, e para observar e explorar não se pode estar restrito aos limites da sala de aula.

Período:

Modalidade:

Título:

Conhecimento geográfico aplicado aos roteiros de campo em Geografia da Saúde no município de Campina Grande - PB e municípios circunvizinhos.

PIBIC

2013/ 2014

Coordenador:

Martha Priscila Bezerra Pereira

Bolsista:

Alexsandro Bezerra da Silva

Objetivo:

Utilizar o conhecimento geográfico na definição de roteiros que possibilitem a visualização de elementos de promoção, prevenção e risco à saúde no município de Campina Grande - PB e municípios circunvizinhos

Principais resultados:

Os roteiros definidos atenderam principalmente o método científico hipotético-dedutivo devido ser mais fácil para os respondentes a visualização de elementos na paisagem relacionados à falta de planejamento ou ao descaso de gestores públicos e privados, prevalecendo a paisagem de risco à saúde.

Período:

Modalidade:

Título:

Desafios e potencialidades do trabalho de campo nos cursos de Geografia das Instituições de Ensino Superior no Brasil

PIVIC

2014/ 2015

Coordenador:

Martha Priscila Bezerra Pereira

Aluno voluntário:

Maíra Suênia Cavalcante de Souza

Objetivo:

Entender os desafios e potencialidades do trabalho de campo em cursos de graduação em Geografia em Instituições de Ensino Superior no Brasil

Principais resultados:

Em andamento.

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Google+ Clean