
Tópico: Projetos relacionados à "Metodologia, pesquisa e ensino"
Nesta parte estão colocados alguns dos projetos que investigam metodologias, técnicas de pesquisa e ensino, assim como avaliação de processos ensino-aprendizagem relacionados à Geografia e, em especial, à Geografia da Saúde.
Títulos:
1. Desafios e potencialidades do trabalho de campo nos cursos de Geografia das Instituições de Ensino Superior da Paraíba (2012-2013);
2. Conhecimento geográfico aplicado aos roteiros de campo em Geografia da Saúde no município de Campina Grande - PB (2013-2014);
3. Desafios e potencialidades do trabalho de campo nos cursos de Geografia em Instituições de Ensino Superior (2015-2016);
4. Conhecimento geográfico aplicado aos roteiros de campo em Geografia da Saúde no município de Campina Grande - PB (2015-2016);
5. Teorias aplicáveis à Geografia da Saúde: uma revisão da literatura (2016-2017);
6. Situação do grupo de pesquisa em Geografia para Promoção da Saúde em relação aos grupos de pesquisa em Geografia e saúde no Brasil (2019-2020).
Período:
Modalidade:
Título:
Coordenador:
Martha Priscila Bezerra Pereira
Desafios e potencialidades do trabalho de campo nos cursos de Geografia das Instituições de Ensino Superior na Paraíba
PIVIC
2012/ 2013
Aluno voluntário:
Polyanna Priscilla da Silva Xavier
Objetivo:
Entender os desafios e potencialidades do trabalho de campo em cursos de graduação em Geografia no Estado da Paraíba
Principais resultados:
A técnica do trabalho de campo (TC) nas Universidades da Paraíba tem passado por dificuldades. Por parte das instituições, a burocracia, aliada à ausência de condições logísticas necessárias para realizar o TC tem impedido cada vez mais os professores de realizar o TC. No que diz respeito aos professores, a falta de planejamento no que diz respeito ao uso de um método científico para sustentar a técnica é outro fator que deve ser revisto. Enfatiza-se, portanto, que o TC é uma técnica que deve se perpetuar na Geografia, pois as áreas da mesma só podem ser entendidas quando ultrapassados os conceitos e parte-se para a experiência. Essa relação não pode ser perdida, e para observar e explorar não se pode estar restrito aos limites da sala de aula.
Período:
Modalidade:
Título:
Conhecimento geográfico aplicado aos roteiros de campo em Geografia da Saúde no município de Campina Grande - PB e municípios circunvizinhos.
PIBIC
2013/ 2014
Coordenador:
Martha Priscila Bezerra Pereira
Bolsista:
Alexsandro Bezerra da Silva
Objetivo:
Utilizar o conhecimento geográfico na definição de roteiros que possibilitem a visualização de elementos de promoção, prevenção e risco à saúde no município de Campina Grande - PB e municípios circunvizinhos
Principais resultados:
Os roteiros definidos atenderam principalmente o método científico hipotético-dedutivo devido ser mais fácil para os respondentes a visualização de elementos na paisagem relacionados à falta de planejamento ou ao descaso de gestores públicos e privados, prevalecendo a paisagem de risco à saúde.
Período:
Modalidade:
Título:
Desafios e potencialidades do trabalho de campo nos cursos de Geografia das Instituições de Ensino Superior no Brasil
PIVIC
2014/ 2015
Coordenador:
Martha Priscila Bezerra Pereira
Aluno voluntário:
Maíra Suênia Cavalcante de Souza
Objetivo:
Entender os desafios e potencialidades do trabalho de campo em cursos de graduação em Geografia em Instituições de Ensino Superior no Brasil
Principais resultados:
Em andamento.